Facebook Linkedin Português English
Atmosfera


Ilha de Santa Maria

Situada a 28º 08’ de longitude oeste e a 37º 43’ de latitude norte, a ilha de Santa Maria localiza-se no arquipélago dos Açores, em pleno oceano Atlântico - entre a Europa e a América do Norte (a 760 milhas marítimas de Lisboa e a 2.110 de Nova Iorque), que juntamente com a ilha de São Miguel constituem o grupo oriental do arquipélago.

Santa Maria tem uma população de cerca de 5 600, que se distribui pelas cinco freguesias que constituem o Concelho de Vila do Porto, nomeadamente São Pedro, Almagreira, Santo Espírito, Santa Bárbara e Vila do Porto.

A Ilha tem uma área aproximada de 97 Km2, com 17 km de comprimento e 9,5 km de largura máxima. Tem uma paisagem variada, apresentando uma zona bastante acidentada, entre as freguesias de Santa Bárbara e Santo Espírito, e outra mais plana onde se situa Vila do Porto e as freguesias de São Pedro e Almagreira, tendo como ponto mais alto o Pico Alto, com cerca de 590 metros de altitude. A costa da ilha é bastante recortada, com diversas baías e pequenas enseadas, algumas delas abrigando praias, sendo as mais conhecidas as da Baía de São Lourenço e da Praia Formosa.

Santa Maria é a única ilha dos Açores cujos solos incluem formações de origem sedimentar, encontrando-se grande variedade de fósseis de moluscos e outras espécies de maior porte.

Na zona dos Picos, conjunto de elevações em pleno centro da ilha, encontram-se ainda algumas espécies endémicas, como a urze (Erica azorica), a uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), o folhado (Viburnum treleasei),o louro (Laurus azorica) e o zimbro ou cedro-do-mato(Juniperos brevifolia).

O clima do concelho é ameno e temperado marítimo, sendo o mais seco e quente de todos os Açores. Com fracas amplitudes térmicas, as temperaturas médias anuais variam entre 12°C (54°F) no Inverno e 25°C (77°F) no Verão.

Espaço envolvente à Casa do Oleiro

A Casa do Oleiro localiza-se na vertente norte da Ilha de Santa Maria, na freguesia de Santa Bárbara, no lugar do Norte, onde se vai fascinar com a paisagem do monte que encontra o mar.

O sossego e a tranquilidade serão os seus vizinhos mais próximos, num espaço que privilegia de uma magia singular, lugar perfeito para encontrar a sua paz.

Zona rural por excelência, no lugar do Norte são menos que uma dezena as casas de habitação permanente, o que se traduz em silêncio e privacidade para disfrutar da vista deslumbrante do Ilhéu das Lagoinhas e ao fundo, em dias favoráveis, avistar a ilha de São Miguel.

No monte ergue-se a Ermida de Nossa Senhora de Lurdes, o primeiro templo erguido nos Açores em honra de Nossa Senhora (após as aparições em Lurdes, na França, em 1858), que se destaca por ser a única ermida no arquipélago com a portada voltada para o Norte.

O lugar do Norte situa-se a 6 km, aproximadamente, da baia de São Lourenço, o ex-líbris da Ilha de Santa Maria, e a 4 km do centro da freguesia de Santa Bárbara.

© Casa do Oleiro - 2016